segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

transtorno bipolar do humor

Ok...um dia por vez.
Hoje eu acordei bem e a primeira coisa que eu desejei foi: "Nossa queria ficar assim o resto da semana, o resto do mês....o ano todo"!
Mas isso é algo impossível para quem tem transtorno bipolar do humor.
Num mesmo dia você pode ir da alegria eufórica à tristeza mais profunda, sem nenhuma causa ou motivo aparente para tais sentimentos...apenas acontece. É muito importante tomar conhecimento de si próprio, assim você pode cuidar mais de si e aproveitar mais a sua vida.
O transtorno bipolar do humor não escolhe sexo, idade ou cor, e muitas pessoas não sabem que a tem. Existem vários tipos de transtorno com relação ao humor, eu vejo o meu sendo o mais básico porque não interfere na minha vida como um todo...são momento esporádicos durante o decorrer do ano.
O máximo que o TBH interfere no meu dia-a-dia é quando eu prefiro ficar em casa, sozinha...vendo um filme...fico mais introspectiva e não quero fazer nada, pode ser "o convite do ano", não adianta eu recuso. Não atendo o celular, não vejo e-mails, fico off....nem stand by...OFF mesmo.
O ponto crítico é quando eu começo a ter sono durante o dia, eu não durmo durante o dia...então quando isso acontece eu já fico atenta...porque é um sono que derruba, um cansaço como seu tivesse ido carpir um lote ¬¬, esquece o ânimo..não existe. Você acorda, toma um banho...demora a tomar o café...quando vai tomar o café da manhã já está no horário do almoço, dai o almoço já era e dai você dorme....e vai a tarde toda....acorda e toma outro banho...vê as ligações no celular, vê os sms, te avisam que tal pessoa ligou..mas você nada...eu me sinto um vegetal tem dias. Eu ligo a televisão, ligo o rádio tudo meio junto, leio o jornal no fim do dia ¬¬...ai cansei e já volto dormir e acordo no dia seguinte.....melhor..normal.
Mas as variações dos sintomas são grandes, varia de pessoa para pessoa.
Conheci muitas pessoas depressivas por conta do transtorno bipolar do humor, a pessoa se sente abatida, quieta e triste.
Aguns sintomas relacionado a depressão no TBH:
- Dormir muito;
- Reclamação de cansaço em tarefas simples como escovar os dentes;
- Sentir baixa auto-estima, sentimentos de inferioridade;
- Demonstra pouco interesse pelos acontecimentos e coisas;
- Pode se isolar da família e amigos;
- A pessoa pode se sentir, nesta fase, culpado por erros do passado, e fracassos em sua vida e de seus familiares.
- Irritabilidade, lamentos, e auto-recriminação;
- Você adquire distúrbio de apetite, ou come demais ou não come nada;
-Queda da imunidade, adquirindo assim doenças psicossomáticas...tais como dores de cabeça...dores no corpo, etc.
- Queda do libido.
Alguns sintomas relacionados a euforia do TBH:
- Perda da inibição social, podendo passar por situações vexatórias por falta de senso crítico;
- A pessoa passa a dormir pouco e fica agitado;
- Pode falar muito, ter muitas idéias ao mesmo tempo;
- Há uma alteração no libido e o indivíduo tem um aumento do desejo sexual;
- Gasta suas finanças de forma descontrolada;
- Torna-se impulsivo, irascível e inconseqüente;
- A pessoa abusa de drogas e álcool;
- São comuns manias como perseguição, realização de sonhos (reformas, viagens, compras) que a primeira vista podem até parecer normais.
Os sintomas citados acima é apenas uma pincelada dentre diversos sintomas que uma pessoa que tenha TBH possa ter, e também não quer dizer que ela tenha tudo isso, depende de cada pessoa. Algumas tendem a ser mais depressivas e outras mais eufóricas.
Você nunca conheceu alguém elétrico demais???Alegre all the time, 24h por dia???Que chamou sua atenção pra aquilo tudo? E que você por um momento pensou: Nossa por que eu não sou assim?? rs
Preste bem atenção...esta pessoa pode ter TBH e quando ela se encontra sozinha, cai na real, aquilo tudo desaba de uma vez só e dai dá início a depressão. É um ciclo de sentimentos variados e inconstantes.
E pra isso tudo existe tratamento, mas antes é preciso tomar conhecimento e aceitar os fatos porque dai tudo fica mais fácil, você mesmo identifica teus sentimentos e encontra meios para amenizar cada um deles, e vive mais feliz e com bem-estar.
Ah sim, outra coisa, não devemos confundir transtorno bipolar do humor com as alterações de humor motivadas por dificuldades cotidianas estressantes , pois estas são momentâneas e tendem a desaparecer quando as dificuldades são resolvidas.
E pras gurias, favor não confundir com sintomas de TPM tá, isso já é outra coisa, tem dia certo pra surgir e tem dia certo pra sumir XD.
bejos bejos bejos da japa.

Um comentário:

  1. Bacana o seu post. Legal que deixou claro que oscilações de humor são normais as pessoas que desaparecem... Já no transtorno bipolar, nem sempre passa...

    ResponderExcluir